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De facto, estão a tornar-se tão populares que por esse mundo fora algumas escolas estão a fornecer um destes dispositivos a cada aluno. Estes são dispositivos móveis com interfaces táteis que permitem o acesso a conteúdos Web e multimédia, entre outras funcionalidades. Em escolas de muitos países está a acontecer uma grande mudança, no centro desta revolução estão os smartphones, o iPad e outros tipos de tablets. Estes resultados não se limitam a meras situações experimentais como até aqui, existem tendências e vias de progresso evidentes: o controlo da aprendizagem passou do professor para o aluno, os materiais "livrescos" cederam lugar aos recursos digitais, a informação passou a estar disponível online em vez de offline, e as atividades tornaram-se sessões interativas partilhadas em comunidades de aprendizagem.
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Introdução Existe finalmente a perceção de que a aplicação das tecnologias digitais começa a traduzir-se em resultados efetivos e globais. A relação entre tecnologia e pedagogia mudou substancialmente e deve ser considerada à luz dos últimos desenvolvimentos em tecnologias educativas, que permitem quebrar com a tradição de um ensino diretivo baseado no "manual recomendado", na dominância do professor como "fonte do saber" e na observância de um curriculum predeterminado, para abraçar o conceito de mobile learning, abrangendo a "nuvem" e a mobilidade geográfica dos aprendentes. Resumo Considerando que a aprendizagem tradicional é extensivamente baseada na memorização de conhecimentos e na realização de atividades com avaliação, hoje verifica-se uma rotura com este contexto, os jogos digitais, as narrativas interativas e os ambientes virtuais tornaram-se plataformas ideais para a experimentação científica, e para as mais variadas formas de aprendizagem (inter)ativa.
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